quarta-feira, 15 de junho de 2011

Martin Fierro - O poema e o filme

Buenas Indiada!
Nesta postagem, irei falar sobre MARTIN FIERRO um poema criado por José Hernandez e também mostrarei o filme MARTIN FIERRO, inspirado no poema e dirigido por Leopoldo Torre-Nilsson.

Dizem que o poeta e escritor José Hernandez escreveu “Martin Fierro” em uma casa de esquina, em Santana do Livramento. Hoje, naquele local existe uma loja. Durante gerações “Martin Fierro” tem sido considerado o poema épico nacional argentino. Jorge Luis Borges, o gênio do texto platino, era admirador daqueles versos que vinham de um tempo “lejano”, de tempos em que o gaúcho era respeitado em seu rancho de barro, coberto de palha, ao lado de sua china e de seus piás.
O personagem Martin Fierro encarnava o homem rude da época do Caudilho Rosas, o “primeiro tirano”, dominador e preconceituoso. Não tolerava índios nem negros. Hernandez conta como Martin foi recrutado como soldado para “defender la pátria”. Mais tarde, sentindo-se lesado, deserta da tropa e se torna um salteador. Cercado pelos homens do Sargento Cruz revela sua coragem e bravura, sendo então admirado pelo adversário que irá tornar-se seu aliado.
Juntos, Martin e Cruz vão enfrentar e tudo e a todos. O governo era o inimigo. O Pampa descampado, dos ventos e dos frios, era seu refugio. O cavalo e o cuchillo seus melhores amigos.
Leopoldo Torre-Nilsson, o mais famoso diretor argentino da época, transformou esta epopéia bárbara no filme MARTIN FIERRO, produzido em 1968 e vencedor do prêmio maior do extinto II Festival Internacional do Rio de Janeiro. O feito o consagrou e o levou, a partir de então a realizar outros temas épicos, quase todos interpretados pelo mesmo Alfredo Alcon, o protagonista de MARTIN FIERRO, ao lado de Lautaro Murua.
Dez anos depois, Torre-Nilson morreu. Restaram seus filmes e um caminho aberto ao novo cinema argentino.
Bom filme Indiada Buena!

Espero que tenham gostado do filme. Forte Abraço Amigos!

Um comentário:

  1. Parabéns "campeiro" pela divulgação do Martín Fierro em película. Aos poucos também, no meu fogão eletrônico http://missioneiromacanudo.blogspot.com/, na aba José Hernández, divulgo "El Gaucho Martín Fierro".

    ResponderExcluir