Nesta postagem, irei falar sobre MARTIN FIERRO um poema criado por José Hernandez e também mostrarei o filme MARTIN FIERRO, inspirado no poema e dirigido por Leopoldo Torre-Nilsson.
Dizem que o poeta e escritor José Hernandez escreveu “Martin Fierro” em uma casa de esquina, em Santana do Livramento. Hoje, naquele local existe uma loja. Durante gerações “Martin Fierro” tem sido considerado o poema épico nacional argentino. Jorge Luis Borges, o gênio do texto platino, era admirador daqueles versos que vinham de um tempo “lejano”, de tempos em que o gaúcho era respeitado em seu rancho de barro, coberto de palha, ao lado de sua china e de seus piás.
O personagem Martin Fierro encarnava o homem rude da época do Caudilho Rosas, o “primeiro tirano”, dominador e preconceituoso. Não tolerava índios nem negros. Hernandez conta como Martin foi recrutado como soldado para “defender la pátria”. Mais tarde, sentindo-se lesado, deserta da tropa e se torna um salteador. Cercado pelos homens do Sargento Cruz revela sua coragem e bravura, sendo então admirado pelo adversário que irá tornar-se seu aliado.
Juntos, Martin e Cruz vão enfrentar e tudo e a todos. O governo era o inimigo. O Pampa descampado, dos ventos e dos frios, era seu refugio. O cavalo e o cuchillo seus melhores amigos.
Leopoldo Torre-Nilsson, o mais famoso diretor argentino da época, transformou esta epopéia bárbara no filme MARTIN FIERRO, produzido em 1968 e vencedor do prêmio maior do extinto II Festival Internacional do Rio de Janeiro. O feito o consagrou e o levou, a partir de então a realizar outros temas épicos, quase todos interpretados pelo mesmo Alfredo Alcon, o protagonista de MARTIN FIERRO, ao lado de Lautaro Murua.
Dez anos depois, Torre-Nilson morreu. Restaram seus filmes e um caminho aberto ao novo cinema argentino.
Bom filme Indiada Buena!Espero que tenham gostado do filme. Forte Abraço Amigos!
Parabéns "campeiro" pela divulgação do Martín Fierro em película. Aos poucos também, no meu fogão eletrônico http://missioneiromacanudo.blogspot.com/, na aba José Hernández, divulgo "El Gaucho Martín Fierro".
ResponderExcluir